Buscar por:      


03/11/2015 - Thaís Fonseca, Brilho e Versatilidade no Palco das Canções


A entrevistada da série é a cantora Thaís Fonseca, nascida em Santo André, no ABC paulista, no ano de 1982, mudando-se ainda criança para a cidade de Tupã,  também no interior de São Paulo, onde reside atualmente, atuando  com sua banda e como comunicadora da Band FM local.

Primeiros Passos

 

Vocacionada para a música, foi contemplada já aos seis anos de idade com seu primeiro troféu em um dos diversos festivais de musica de Tupã. Essa conquista lhe abriu as portas para prosseguir na carreira musical, sempre contando com o apoio  e o incentivo de seus familiares. No despontar da adolescência, com 15 anos, Thaís faz sua primeira participação em uma banda de baile, voltando quatro anos depois para Santo André, a fim de alavancar sua carreira num centro maior. Atuou em várias bandas,de São Paulo sempre revelando um crescimento artístico observado e comentado nos meios musicais, tanto por artistas do gênero como por profissionais da mídia especializada do mercado fonográfico.

O Despontar na TV

 

Em 2006, realizou um teste no programa Raul Gil, na Band, sendo chamada definitivamente em 2008, no qual se consagrou em 2009, interpretando sucessos nacionais e internacionais que emocionaram o apresentador. os jurados, a plateia e milhões de telespectadores de todo país. Em 2010, passou para a fase semifinal do programa QST (Qual é o Seu Talento ?), no SBT, ovacionada pela plateia e se tornando alvo de muitos elogios por integrantes do júri, com expressões como "Que voz, em mulher", "Você é uma cantora incrível" e outras manifestações de apreço que a saudaram ao nível de uma artista consagrada. Em 213, classificou-se entre as finalista do Quadro Mulheres que Brilham, do Programa Raul Gil, no SBT, durante uma apresentação de gala em que interpretou magistralmente  o clássico Monte Castelo, acompanhada de um coral. Emocionou de tal sorte a comissão julgadora, que o jurado Eduardo Lages, maestro do Rei Roberto Carlos, a definiu nesses termos: "A Thaís é o resultado de uma combinação perfeita de escolha de repertório, postura de palco  e dosagem da voz".

 

A Cover Perfeita de Elis

 

No dia 15 de maio de 2014, levou ao delírio a plateia do programa Máquina da Fama, apresentado por Patrícia Abravanel, no SBT, ao fazer o cover de Elis Regina, cantando o clássico "Como nossos pais", numa performance tão impressionante, que arrancou da apresentadora um brado eloquente de "Sensacional".  A forma perfeita como se apresentou, fazendo lembrar a maior cantora brasileira da segunda metade do século 20, tornou-a merecedora da nota dez e do primeiro lugar no musical, com o respectivo prêmio de R$ 5 mil.

Deixou uma impressão tão marcante nessa participação, que, menos de um mês depois, mais precisamente no dia 2 de junho de 2014, foi chamada a participar do Programa novamente, quando voltou a interpretar Elis Regina, cantando divinamente a composição de Chico Buarque, "Atrás da Porta", que lhe garantiu a nota 9,9, emocionando a todos mais uma vez, notadamente a apresentadora Patrícia Abravanel, que não poupou elogios ao raro espetáculo patrocinado pela excelente cantora de Tupã.  Depois dessa passagem esplendorosa pelo "Máquina da Fama".  Thaís voltou ao SBT, onde se tornou uma das finalistas do Quadro Mulheres que Brilham, chegando muito próximo de haver tornado sua participação repleta de brilho e muito aplauso numa grande vitória.  
                                   Atualidade Artística

 

      A par dos show profissionais que realiza diuturnamente com sua banda, Thaís Fonseca está de volta ao "Mulheres que Brilham", onde tem vencido todas as etapas, estando bem próxima da grande Final, com amplas possibilidade de se tornar vencedora do Quadro, vendo coroar-se assim todo o sucesso que tem revelado em programas diversos,  no canal de Sílvio Santos, o que lhe daria direito a gravar na Sony Music e chegar, enfim, ao lugar que faz por merecer no cenário da música brasileira, onde desponta como uma das maiores revelações artística deste século. Em sua última apresentação no "Mulheres que Brilham", Tahís obteve a unanimidade dos jurados, passando para a próxima etapa de forma direta sob a conceituação DIVAS.
      Na sequência, a entrevista propriamente dita, na qual o leitor terá a oportunidade de sabe mais sobre essa grande estrela que brilha intensamente no céu da pauliceia e logo estará irradiando seu esplendor musical para todo o Brasil.


Thaís Fonseca Responde

 

Quando foi que você descobriu sua vocação de cantora ? 
R: Na verdade quem “descobriu” foi meu pai rsrs, ele ama música e percebeu que  eu  levava algum jeito desde pequenina!!! Meu primeiro público foi no Asilo dos Velhinhos  aqui de Tupã com uns 5 anos... Depois fiz apresentações na pré escola e não parei mais!!! 

Com que idade você cantou em público pela primeira vez ?
 
R: Aos 6 anos para um público maior, mas sempre fui muito sem vergonha rsrs...

Que gênero musical você mais cantava no início da carreira ?
R: Sempre fui apaixonada por tudo, mas amava cantar Rosana, Patrícia Marx,  dentre outras...

Antes de se tornar cantora, você tinha algum outro projeto de vida ? 
R: Na verdade quase sempre trabalhei com música, mas em tempos difíceis, logo que retornei a Santo André-SP, aos 19 anos, onde nasci, mas fui criada em Tupã, trabalhei como balconista de padaria e tenho um super registro em carteira, maior orgulho. Trabalhei pouco tempo como caixa de um restaurante e agora, de volta a Tupã, minha cidade do coração, trabalho na Band FM como locutora, mas continuo minha vida musical... 

Sua família a incentivou nessa opção pela música ?

R: Sempre tive muito incentivo, mesmo com os percalços, como em qualquer outra profissão, ser musicista sempre foi meu carro chefe rsrs... e minha família permaneceu ao meu lado!!!

Frequentou algum curso de música vocal ou instrumental ?
R:  A vida musical nos presenteia com o aprendizado diário... nunca fiz canto,  mas sempre fui atenta às grandes lições... Sei fazer o RÉ, FÁ,MI, DÓ e o LÁ no violão, quer dizer, não  toco nada rsrsrsrs

Além de cantora, você também compõe ? 

R: Sou intérprete e fiz apenas uma composição na vida, que foi a música pro meu marido,  ele me inspira, mas provavelmente vem mais por ai rsrsrs... 

Dentre todas as músicas que já cantou, qual a que mais marcou em sua carreira ?
Não posso dizer que uma música marcou minha vida, seria injusto, cada um que já cantei teve um significado especial pra mim... 

Você ainda sente aquele "friozinho na barriga" ao pisar no palco ?
R: Friozinho na barriga??? Sinto congelar a minha alma kkkkkkkkkkkkkkkkk... e isso é maravilhoso!!!! 

Qual é o gênero musical com que você mais se identifica na atualidade artística ?

R: Gosto de muitas coisas atuais, mas as antigas ainda me encantam mais... Sou romântica brega... Meu gosto vai das modas de viola até o bom e velho rock da Janis Joplin...

Você acha que a música brasileira evoluí ou teve queda de qualidade nestes primeiros anos do novo século ? 
R: Trabalho em rádio e vejo a decadência de muito perto... Hoje ou vc tem dinheiro ou esquece o super sucesso, ou vc fala de bunda e sacanagem ou ta fora... O mercado, na verdade, sempre foi assim, mas hoje é escancarado demais... Falta bom senso de quem vende e quem compra... vivemos isso Baby, fazemos parte disso!!! 

Como você classifica a música gospel ? Manifestação de fé ou busca de espaço no mercado fonográfico ? 

R: Por que não os dois??? Música Gospel traz mensagem de fé de adoração a Deus, isso é maravilhoso... Pq eu julgaria isso??? 

O que levou você a participar pela primeira vez do Programa Raul Gil ?
 
R: Com toda certeza um grande sonho... O programa Raul Gil é respeitadíssimo por levar ao ar músicos e musicistas de qualidade... É um privilégio Divino participar do programa, e isso reflete no trabalho que temos aqui fora, nos eventos que fazemos...
Você acha que para revelar seu talento uma cantora precisa sair da chamada "zona de conforto", como defendem alguns jurados do 

Mulheres que Brilham ? 
R:  Por ser um concurso, acho bacana, nós candidatas, caminharmos por estilos diferentes, mas o foco naquele que vc se sai melhor é o que manda!!!

Como todo cantor, você tem seu estilo. Concorda que às vezes se assemelha ao estilo da Maria Rita, como alguns jurado têm afirmado no Mulheres que Brilham ? 
R: Pode ser, seria pretensão da minha parte dizer que sim escancarado, mas tbm seria hipocrisia dizer que não rsrs... Gosto disso, se eu lembrasse o Tiririca ficaria preocupada rsrsrsrs... Mas, brincadeiras a parte, não me incomoda!!!

O que você acha mais importante na participação em programas como o do Raul Gil, a possibilidade de vencer o concurso ou a oportunidade de mostrar seu trabalho em rede nacional ? 
R: Sem sombras de dúvida mostrar meu trabalho em rede nacional, mas se ganhasse seria maravilhoso... Sonho!!!

Considera satisfatório o apoio dispensado pelo Ministério da Cultura à arte musical brasileira ?
R O apoio à cultura é minúsculo perto do que o poder público deveria fazer e nossa insatisfação é pequena perto da voz que temos e não sabemos... O Ministério da Cultura faz pouco e nós nos manifestamos pouco... Deveria ser tudo muiiiiiiiiiiiito!!! A cultura é a maneira mais rápida de comunicação entre os povos, e precisa ser mais usada!!!

Do alto de sua experiência como cantora, que conselho você daria uma jovem que está começando na carreira ?
 
R Para as meninas que estão começando agora eu só digo que é maravilhoso estar num grande palco, mas é incrível voltar pra casa sem se corromper... As coisas fluem e sucesso  é ser feliz, sendo muito conhecida ou pouco!!! 

Você acredita que é possível vencer como cantor, apenas com o talento que possui, sem ter dinheiro para bancar os custos de produção e divulgação ? 
R:  Claro que não!!! Vencer pelo talento é sonho... nessa hora pé no chão é tudo...

É voz corrente que o Brasil está em crise. Que nota, de 0 a 10, você daria para o governo brasileiro atual ?

R:  Pra  mim existe uma complexidade muito grande nesse assunto... primeiro que mal sabemos do que se trata a democracia e bom senso, depois é fácil apontar os grandes e subornar o poliacial na esquina!!!!  Precisamos de uma reforma há anos, precisamos  colocar a cara pra bater e nos posicionar como responsáveis ativos de tudo o que se trata de política... Não isento os corruptos da culpa e cara de pau, mas tbm precisamos ser responsabilizados pelos atos de falta de amor ao próximo que temos... Precisamos reformar nossa opinião, educar nossos filhos, lavar a cara e chamar a responsabilidade pra dentro de casa, onde tudo começa... Aceitamos essa pataguada e só reclamamos... Levante cedo, agradeça pelo seu trabalho, trate bem sua família, tenha princípios e tema a Deus... 



"Bate Bola" com

Thaís Fonseca



 


Grata recordação ?  Escola Joaquim Abarca

Agradecimento especial ? 
 Aos grandes amigos que, nas horas mais difíceis, se fizeram presente...

Amigo (a) para sempre ?  Thaís Martins

Deus ? 
 Gratidão

Momento mais importante ? Quando formei minha família 

Para esquecer ?
  Nada

Grata surpresa ?  Todos os sonhos realizados, cada dia um recomeço e grata por abrir meus olhos todas as manhãs

Superstição ?  Nenhuma

Cor preferida ?  Azul

Número de sorte ?  Todos rsrsrs

Prato preferido ? 
 O doce mais gostoso da vez

Principal Hobby ? 
 Esporte

Time do coração ?  Corinthians, CLAROOOOOOOO

Cantor ou cantora nacional de todos os tempos ?  Elis Regina, precisão e emoção em  pessoa

Cantor ou cantora internacional de todos os tempos ?  Etta James

Personalidade nacional de todas as épocas ?  Meu pai

Personalidade internacional de todas as épocas ?  
Meu pai... Esse homem tem defeitos como qualquer outro,  mas teve a coragem de poucos...

Projetos na carreira ?  Cada dia uma linda surpresa... amo o que faço e sou muito feliz  com  a carreira que tenho...

Quem é Thaís Fonseca ?  Sou mãe, esposa, profissional e realizada... Tenho um marido incrível,  filhos maravilhosos e um Deus que me concede o dom da vida... as demais coisas me são acrescentadas... 

Considerações finais:

 

Obrigada pela rica oportunidade de expressar minhas ideias, mostrar um pouco do que sou... Obrigada pelo carinho comigo e com meu trabalho!!! Obrigada sempre...




 



Veja mais:
17/11/2015 - Thaís Fonseca é finalista do "Mulheres que Brilham" e tem vaga garantida no "Divas do Brasil
22/10/2015 - Maroon 5 pode ser a atração do Super Bowl 2016, diz site
22/10/2015 - Michel Teló e Thaís Fersoza vão juntinhos no cinema
15/10/2015 - Shakira compartilha foto e mostra fofura dos filhos
15/10/2015 - Justin Bieber pinta paredes como parte de sua condenação